terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Prefeitura do Rio apresenta plano operacional montado para o carnaval



Metrô em tempo integral; 250 linhas de ônibus terão o itinerário modificado.
Secretário de Turismo pede que população evite o tráfego no Centro.


Falta pouco menos de uma semana para começar oficialmente o carnaval. Mas para manter a ordem e garantir que o evento aconteceça sem problemas, a Prefeitura do Rio apresentou na manhã desta segunda-feira (9) o esquema que será montado pelos órgãos públicos na cidade. A expectativa do secretário de Turismo é de que 917 mil turistas passem o carnaval na capital.
Segundo o secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, as modificações no trânsito do Centro da cidade ocorrerão a partir de quinta-feira (12), devido a passagem dos carros alegóricos das escolas de samba. A região terá mais modificações do que em 2013, já que além das interdições a área passa por diversas obras. “O Centro deve ser evitado”, recomendou o secretário de Turismo.
De acordo com o Planejamento Operacional de Trânsito da Prefeitura, o transito será fechado às 23h de quinta-feira na Via Binário e às 24h será fechada a pista central da Avenida Presidente Vargas, no sentido da Praça da Bandeira. Às 6h todos os carros alegóricos já estarão na via, no sentido Zona Norte. Desta forma, a Binário será reaberta a partir deste horário. Os grandes fechamentos ao redor da Sapucaí vão começar as 17h de sexta-feira, informou o secretário de Turismo.
No sábado (14), devido ao desfile Bloco da Bola Preta - que será realizado pela Avenida Antônio Carlos, o trânsito ficará complicado na região central da cidade. A Avenida Rio Branco e a Primeiro de Março serão fechados a partir das 6h. Às 14h30 serão liberados todos os fechamentos executados para o bloco.
“As pessoas devem se dirigir com antecedência, principalmente as pessoas que tenham que ir para o Santos Dumont, pelo Aterro do Flamengo”, afirmou Antônio Pedro. Segundo secretário, o Bola Preta não vai desfilar na Avenida Presidente Vargas, como o Bloco da Preta, por exemplo, pois os carros alegóricos já estarão na via.
A liberação total do Centro da cidade ocorrerá às 5h de quarta-feira (18), exceto a Rua Graça Aranha, que será reaberta às 10h. No desfile das campeãs, os fechamentos das pistas da Avenida Presidente Vargas começarão às 24h de sábado. A reversível na Avenida Presidente Vargas será suspensa na sexta-feira (13) de carnaval.
Para colocar em prática todos as interdições, a prefeitura vai contar com 690 homens, reboques, 65 painéis luminosos e uma presença ostensiva de sinalização.
Recomendações
A prefeitura recomenda que os foliões usem o transporte público, principalmente o metrô, os trens e as barcas, já que os ônibus também ficarão sujeitos as interdições no trânsito. Para cruzar o Centro, os motoristas devem usar o Rio Comprido.
O trânsito para chegar na rodoviária também vai ficar impactado com os fechamentos. Será montado um esquema especial a partir de sexta-feira.
Transportes
Cerca de 250 linhas de ônibus tiveram o itinerário alterado durante o esquema especial de carnaval (veja todas as linhas alteradas). Mas durante o período, o metrô vai operar 24 horas por dia. A operação vai começar no dia 13 de fevereiro e se estenderá até o dia 17; nos dias 21 e 22 o horário estendido será colocado em prática novamente. Mas os foliões devem ficar atentos, pois algumas estações vão fechar por questões de segurança dependendo blocos.
O diretor de operações do MetrôRio recomendou que os turistas e cariocas comprem com antecedência os bilhetes – cartões pré-pagos, para evitar filas.
A SuperVia vai também vai ficar aberta durante o carnaval. Trens extras serão colocados a disposição dos passageiros, o que corresponde a um acréscimo de 100 mil lugares. No sábado, a operação será adotada novamente para o desfile das escolas campeãs no sambódromo.
Ordem pública
A Secretaria de Ordem Pública terá um efetivo de 779 agentes no entorno do Sambódromo, 34 barreiras serão montadas no entorno, cinco comboios vão fazer a fiscalização. Dezesseis reboques darão o apoio nos acessos da Sapucaí. Os carros estacionados em locais irregulares serão levados para o depósito da Rua Benedito Hipólito. Segundo o secretário de Ordem Pública, foram credenciados 174 ambulantes em pontos fixos.
Comlurb
Quinze garis já trabalham na pré-limpeza do sambódromo. Durante o carnaval, 621 homens vão trabalhar na Sapucaí e no Terreirão do Samba; cerca de mil contêineres serão instalados na área. Vinícius Roriz, presidente da Comlurb, fez questão de enfatizar que a água usada nos carros-pipa é reutilizada.
Saúde
Sete postos médicos foram montados no sambódromo durante o carnaval, o que corresponde a 33 leitos, 30 médicos, 15 enfermeiros e 17 ambulâncias de suporte avançado. Eles abrirão a partir das 17h30. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde também atuarão nos blocos e no Terreirão do Samba. Em 2014, foram feitos 2.048 atendimentos na Sapucaí.
Outras áreas
Equipes da Rio Luz também ficaram de prontidão no sambódromo para qualquer imprevisto. Duzentos e cinquenta bombeiros e 13 viaturas estarão distribuídas pelo sambódromo por dia.
Quarenta agentes da Vigilância Sanitária na Sapucaí e no Terreirão do Samba atuarão durante o carnaval – os postos fixos de atendimentos médicos e de alimentação serão fiscalizados.
Quarenta equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social também vão trabalhar na Sapucaí, para acolher possivelmente crianças perdidas, dar apoio técnico ao Conselho Tutelar, atendimento de moradores de rua, entre outros serviços.
Com Portal G1
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou dessa notícia?